Wikia

Wiki Jogos Vorazes Br

Jogos Vorazes (livro)

Comentários0
3 pages em
Este wiki
Jogos-vorazes.jpg
Jogos Vorazes
é um romance para jovens adultos escrito pela escritora norte-americana Suzanne Collins. Foi publicado nos EUA em 14 de Setembro de 2008 pela editora Scholastic Press. Foi lançado em Portugal no dia 20 de outubro de 2009 pela Editorial Presença e foi lançado no Brasil em 29 de maio de 2010 pela editora Rocco. O livro é o primeiro da trilogia Jogos Vorazes e é narrado em primeira pessoa por Katniss Everdeen.

No livro, em um mundo pós-apocalíptico em um local chamado Panem, onde hoje é a América do Norte, onde existe uma Capital controlando os distritos e como punição, pelos Dias Sombrios, ocorre os Jogos Vorazes Anuais onde uma garota e um garoto, com idade entre 12 e 18 anos, de cada distrito são forçados a entrar na arena e lutar por sua sobrevivência. O vitorioso começa a viver de forma diferente, de forma mais sofisticada.

Informações sobre a produção e lançamentoEditar

Autor: Suzanne Collins

Título: Jogos da Fome (Portugal); Jogos Vorazes (Brasil)

Gênero: Ficção científica, aventura distópica

Tradutor (es): Jaime Araújo (edição portuguesa); Alexandre D'Elia (edição brasileira)

PersonagensEditar

  • Katniss Everdeen - A principal protagonista das séries. Uma garota determinada e com força de vontade e com 16 anos de idade. Katniss vive no Distrito 12, um dos distritos mais pobres, e vive na parte determinada Costura. A atividade no Distrito 12 é o carvão. Ela caça na floresta que fica fora do Distrito para sustentar sua família. Seu pai foi um mineiro de carvão que morreu em um acidente na mina. Quando a irmã de Katniss, Primrose Everdeen, é escolhida na Colheita para os Jogos Vorazes, Katniss em um ato de amor se voluntaria e é forçada a pegar o lugar de Prim nos Jogos. Sua caçada e seu tiro com arco e flecha são suas habilidades nos Jogos. Ela possui um cabelo preto, olhos cinza claro, uma pele cor de oliva e costuma usar uma trança jogada para trás.
  • Peeta Mellark - Tributo masculino do Distrito 12, Peeta é filho de um padeiro. Ele é apaixonado por Katniss desde os seus cinco anos de idade, e uma vez a salvou da fome. Peeta é caracterizado por ter uma personalidade amável, e possuir altruísmo. Ele tem cabelo loiro, ao contrário das pessoas da Costura, onde as pessoas possuem cabelo preto.
  • Gale Hawthorne - Melhor amigo de Katniss, ela e Gale se conheceram quando ela tinha doze e ele tinha quatorze depois dos pais de ambos morrerem de uma mesma explosão na mina. Gale geralmente caça com Katniss na floresta que cerca seu distrito. Katniss assume com nem tanta certeza que o relacionamento deles não é romântico.
  • Cinna - Ele é o estilista de Katniss, e depois se tornou seu amigo íntimo. Cinna é inteligente e de apoio. Ele mora na Capital. Ele desenhou e fez várias de suas roupas como a roupa dos desfiles, o vestido da entrevista, e seu vestido de baile brilhante e amarelo.
  • Haymitch Abernathy - É o mentor de Katniss e Peeta. Haymitch é o único sobrevivente vivo do Distrito 12 antes de Peeta e Katniss. Perigoso e astuto, Haymitch é mostrado bêbado com uma taça de vidro em uma mão e uma faca na outra. Foi descoberto que ele tem o hábito de dormir segurando a faca com a mão. Ele prometeu ficar sóbrio demais a ponto de enviar conselhos para Katniss e Peeta. Ele enviou muitos presentes para Katniss, ajudando ela a sobreviver.
  • Effie Trinket - A representante para os tributos do Distrito 12, Peeta e Katniss. Ela é muito formalista e apropriada, e todos sabem que ela tem um estilo de Capital. Condutas são muito importantes para ela, e também cumprir horários. Ela se veste extravagante como uma cidadã da Capital. Ela ajuda a organizar os presentes dos patrocinadores. Ela também escolhe os tributos da 74ª edição dos Jogos Vorazes. Ela tenta ajudar Katniss e Peeta em etiqueta, mas se depara com a grosseria de Katniss.
  • Primrose Everdeen - A irmã única e mais nova de Katniss Everdeen. No primeiro livro das séries, ela tem somente 12 anos de idade, e contra todas as probabilidades, ela é escolhida. Ela possuiu uma cabra chamada Lady e o gato chamado Buttercup. Lady fornece produtos lácteos para a família Everdeen. Ao contrário de sua irmã em muitos aspectos, Prim tem um coração cheio de compaixão e afinidade para curar. Prim foi originalmente escolhida como tributo, até Katniss se voluntariar em seu lugar.
  • Rue - A tributo do Distrito 11. Pequena e parecida com pássaros, ela foi subestimada nos Jogos, mas seu conhecimento de árvores e como se esconder a manteram viva mais do que o esperado. Ela lembra Katniss de Prim. Ela avisou Katniss sobre o ninho de teleguiadas, mutações que uma vez foram usadas pela Capital para destruir a rebelião. Infelizmente, Rue foi morta pelo garoto do Distrito 1, Marvel, que a enfiou uma lança no estômago. Katniss cantou para Rue dormir, e depois morrer. Depois de Rue fechar os olhos e o canhão soar, Katniss pegou algumas flores e cobriu Rue, mostrando para os Idealizadores dos Jogos que ela é mais 'do que uma peça em seus jogos'. Katniss tem uma conexão especial com Rue, pois ela lembra Prim.
  • Cato - O tributo brutal do Distrito 2. Descrito como "uma máquina de matar impiedosa", ele é extremamente forte e o que tinha mais chance de vencer. Ele, Katniss e Peeta foram os últimos três tributos que enfrentaram criaturas mutantes parecidas com lobos que representavam os tributos mortos. Cato ficou fraco por causa dos mutantes. Katniss e Peeta se esconderam no topo da Cornucópia na última noite na arena esperando pelo canhão sinalizando a morte Cato, mas ele não veio. No final, ele apareceu como "pedaço de carne crua". Depois de horas de gemidos e gritos, Katniss decidiu acabar com sua miséria acertando uma flecha em seu crânio.

SinopseEditar

"Após o fim da América da Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!"

"Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

VendasEditar

Depois de terminar o livro, Suzanne Collins assinou para o lançamento de outros dois livros. O livro recebeu uma tiragem inicial de 50 mil cópias impressas, que mais tarde foi aumentada para 200 mil. Em 11 de fevereiro de 2011, The Hunger Games já havia vendido 800 mil cópias e 26 edições internacionais, incluindo Portugal e Brasil. No Brasil, ele tinha vendido mais de 80 mil cópias antes da produção do filme e depois em março de 2012, as vendas aumentaram para 200 mil cópias. O livro já ocupou a primeira posição do ranking de livros feito pela revista Veja.

Adaptação para os cinemasEditar

O estúdio Lions Gate Entertainment adquiriu os direitos internacionais para a adaptação cinematográfica do livro Jogos Vorazes. O roteiro do filme foi escrito pela própria Suzanne Collins com a ajuda do diretor de revisão Billy Ray. Gary Ross dirigiu o filme. A atriz Jennifer Lawrence interpreta Katniss Everdeen na adaptação, enquanto Josh Hutcherson e Liam Hemsworth interpretam Peeta Mellark e Gale Hawthorne, respectivamente.

O filme foi lançado, nos EUA, em Portugal e no Brasil, em 23 de março de 2012. O final de semana de estréia nos Estados Unidos bateu recorde como a melhor estréia de um filme que não é uma continuação de uma saga, com $152.5 milhões. No Brasil, o filme estreou com 5,6 milhões de reais, maior estréia desde Motoqueiro Fantasma 2 no começo de fevereiro.

Rede da Wikia

Wiki Aleatória